Como planejar a viagem de final de ano sem se endividar

Dezembro chegou e as festas de final de ano e confraternizações também. Grande parte das pessoas gostam de passar com a família, os amigos enquanto outras gostam de viajar. Mesmo quem não se programou com antecedência pode curtir os dias de folga no fim de ano sem se endividar. Reinaldo Domingos presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros) e doutor em educação financeira indica 5 passos para viajar sem se endividar:

1 – Trace um planejamento

Ter um planejamento para uma viajem nada mais é do que definir local, período, hospedagem, transporte e alimentação, orçando cada um desses itens e conhecer o total dos gastos e o custo geral da viagem.

2 – Negocie preços

Assim é possível não apenas pesquisar com mais cuidado, como também negociar com as empresas ou agentes de viagem para obter descontos e facilidades no pagamento.

3 – Faça um diagnóstico financeiro

Faça um diagnóstico financeiro para conhecer a sua situação atual. Se não poupou dinheiro para essa viagem, é válido optar por passeios mais baratos, sem que seja necessário se endividar. Há diversas cidades próximas da capital com pontos turísticos bacanas, além de parques e atividades culturais de baixo custo e até gratuitas.

4 – Tenha reserva para imprevistos

Pegue um papel e coloque na ponta do lápis todos os gastos envolvidos, incluindo o valor extra para imprevistos, como oportunidades de passeios ou compras que deseje aproveitar na ocasião, mas não teria como prever.

5 – Lembre dos demais gastos

Além de estar com a cabeça na viagem, é preciso lembrar das despesas comuns de final e início de ano, como presentes, celebrações, ceia de Natal, IPTU, IPVA, matrícula e material escolar, entre outras coisas. Ter consciência dos gastos e educação financeira é justamente agir de forma sustentável, evitando que uma viagem se torne motivo de preocupação e descompasso financeiro em um futuro próximo.

Para complementar o checklist para um final de ano tranquilo, tenha um seguro viagem também, assim em caso de qualquer imprevisto, você estará assegurado e não terá que lidar com situações de estresse. O seguro residencial também é bastante interessante pois irá assegurar a sua casa durante o ano todo, principalmente durante as saídas de férias e final de ano.

Conte com a Umbrella Corretora para encontrar a melhor solução em seguros e viaje tranquilo.

Fonte: InfoMoney